terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Sunset Rubdown e Spencer Krug

Comquintão, os Sunset Rubdown (Massagem ao Pôr-do-sol, em português simpático) são mesmos bons. Quem diria. Eu bem tinha ouvido dizer que havia bandas lá do Canadá ou o que é aquilo que também eram boas, todas filhas e/ou netas dos Arcade Fire. Tinha ouvido falar, mas não me dei ao trabalho de ouvir nenhuma; a não ser aqueles com o nome comprido que, de tão bons que devem ser, nem me lembro do nome. É que não gosto de ir atrás dos filhos dos outros. Surgir na sequência do sucesso de uma banda é mau sinal. Às vezes até são bandas engraçadas, mas quase sempre sofrem com falta de originalidade e, consequentemente, têm um período curto de vida. Se forem bons, oiço falar deles passado uns anos.

Foi o que aconteceu com estes massagistas. Já existem desde 2005, como projecto paralelo (ou perpendicular ou simplesmente por cima) dos Wolf Parade, banda que já ouvi falar mas que nunca ouvi - e também neste momento não me apetece.

Dá-me ideia (notar que ainda só ouvi o Dragonslayer - odeio este nome - que ao que parece é o LP deste ano destes gajos), assim de repente, ao ouvir a voz deste gajo, Spencer Krug, que estou perante um gajo que vai ser daqueles cabrões que terá sempre uma carreira cheia de qualidade mas onde o excesso de obras o impede de ter um álbum definitivo que seja uma verdadeira obra-prima e consiga resumir de forma eficaz tudo o que este gajo tem de melhor. Pela voz (não pelo timbre), dá-me ideia que há-de ter uma carreira ao nível de um Nick Cave (Nuninho Caverna) ou Tom Waits (Tó Esperas), cheias de coisas fantásticas e tão extensas que é preciso um gajo ter paciência de chinês para conhecer a obra toda destes gajos.

Portanto, o que aconselho (também aconselho a não seguirem nenhum conselho meu) é começarem a interessar-se por este Spencer Krug antes que seja tarde de mais. É que se não, quando dermos por ela, já temos uns 20 ou 30 álbums para ouvir e depois não podemos impressionar as gajas nas conversas de cafés - diz que as gajas impressionam-se muito por quem conhece a obra completa deste tipo de gente - porque já não temos idade nem paciência para ir ouvir aquilo tudo. É começar enquanto ainda há tempo. E, caro estudante do Técnico, se pensas que já não tens tempo - espera até começares a trabalhar.