sábado, 16 de janeiro de 2010

Bon Iver - For Emma, Forever Ago

Então e se eu agora dissesse que passei o fim de semana a olhar para uma parede?* Era uma merda, diziam vocês. Pois, mas isso é porque a sociedade anda sempre aos berros e aos saltos e a TV e os jornais e os filhos e o telemóvel e o trabalho e o trânsito e a buzina e o Benfica e a fila de espera e o fumo do tabaco e o barulho das luzes. (Pausa para respirar). E no meio da espuma dos dias raramente temos tempo para usufruir do silêncio e de tudo o que de bom ele traz.

Isto tudo para dizer o quê? Para dizer que quando carregarem nos vídeos abaixo adorarão a música se não tiverem a sociedade a incomodar. Se tiverem a calma e as condições ideais para ouvirem, para escutarem. Caso contrário, será apenas mais uma sugestão sonora que se guarda na secção dos descartáveis do vosso cérebro. E, se assim for, é uma pena. Vocês é que perdem.

O álbum For Emma, Forever Ago tresanda a solidão por todos os lados. Solidão e paz de espírito. E é tudo tão bonito e tão puro que todos vocês concordariam que este foi dos melhores álbums de 2008 e, para quem gosta de Antlers, Elliott Smith ou Jeff Buckley (tudo coisas que, pessoalmente, nunca ouvi falar), também tem de gostar disto.

Porque nem sempre o Inverno é mau, porque nem tudo tem de ser imediato ao ouvido, nem complicado ou feito aos berros e, acima de tudo, porque a simplicidade é irmã mais nova da genialidade, Bon Iver é lindo.

Primeiro, uma actuação... inundante de sentimento:


Para o fim, o melhor: For Emma a cappella, cantada de forma espontânea numa entrada de um prédio. Vejam a pureza, a arte pela arte, sem pretensiosismos (encontrem lá melhor vídeo que este!):