sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Introdução ao post-rock (emocional =)

Dou início à minha participação neste blog com a introdução de uma banda que como qualquer boa banda indiependente, não é lá muito conhecida =)
São os The Appleseed Cast, um quarteto oriundo de Kansas, que embora não se inclua exclusivamente no post-rock, apresenta desde o seu início grandes traços dessa influência.

Os sons são largamente instrumentais, com guitarra alternando e misturando entre acústico, delayed, heavily reverbed e os óbvios riffs carregados de distorção, com bateria bastante bem composta explorando ritmos que geralmente não se ouvem a ser tocados nestes géneros musicais, atmosferizados ocasionalmente por algumas subtilezas electránicas que não se sabe bem se vêm do conjunto de efeitos ou de um sequenciador, e que poderão passar despercebidos a ouvidos inexperientes. A voz dá à musica um certo atributo emo, embora eles tenham vindo a perder esse atributo com o tempo, como se pode ouvir no último álbum Sagamartha, de 2009, um álbum instrumentalmente mais denso do que os restantes e que inicialmente era para ser, alias, todo instrumental.

A música que apresento é do 2º álbum, Mare Vitalis de 2000. Como não há muitas deles no youtube escolhi esta por achar que retrata bem a oscilação entre a música emocional e post-rock que falei, entre ritmos que parecem estar a desequilibrar-se, e momentos mais calmos, que de repente explodem, numa composição que em termos instrumentais acaba até por lembrar grandes nomes do post-rock como por exemplo Explosions In The Sky.

http://www.myspace.com/theappleseedcast