segunda-feira, 5 de julho de 2010

LCD Soundsystem - This is Happening

É ouvindo Titus Andronicus que me junto a vocês para, todos juntos, falarmos - eu escrevo, vocês lêem - sobre o novo álbum dos LCD Soundsystem. Ora, para começar, tomemos conhecimento do problema do segundo álbum.

O problema do segundo álbum é um problema que eu gosto de ver enfrentado. Normalmente, quer dizer que o primeiro é então muito bom. Mas nada disto serve para os LCD Soundsystem: vão no terceiro e último - e ainda bem - álbum. Se o primeiro tinha hits e singles imediatos ("Daft Punk Is Playing At My House", "Tribulations"), o segundo misturava singles ("North American Scum", "Watch The Tapes") com um ganda hit, "All My Friends".

Quer-me parecer que neste último já só querem hits (apesar de o negarem). De qualquer maneira, fui eu que acabei de inventar a dicotomia hit-single e, por acaso, até me apetece explicá-la. O single é curto e facilmente decorável, o hit é longo e dancável. Com a excepção de Drunk Girls, a mais fraquinha, todas as outras músicas têm 5:54 min para cima (tive a contar). Outra alteração que se fez notar é a presença surpreendente de algum orgulho patriótico - será pelo Bush se ter ido embora ou pelo Obama ter chegado? Notem lá a alteração comigo: Em North American Scum enfiavam um barrete com um pouco de mea culpa lá dentro

We are north american scum
We're from north america

Já no novinho, em Pow Pow, devem ter comido qualquer coisa estragada que lhes piorou o feitio (já me aconteceu)

We have a Black President and you do not, so shut up,
Because you don't know shit about where I'm from that
you didn't get from your TV

Mas caguemos nas letras, aqui é electro dançável do melhor. Dos melhores do ano, para moi même (não sei quem seja).